sábado, 25 de abril de 2009

Mostre o que você quer que vejam. E só.

"Hoje eu vi.
Vi que às vezes assisto algumas coisas que eu nem quero realmente assistir.

A internet.
As vidas das pessoas estão estampadas ali... bem na sua frente. Basta clicar e um mundo de vidas se abre, facilmente.
Tem quem mostre mais... tem quem mostre menos... e tem quem nem mostra.
Pessoas que mostram demais: erram. Já os que mostram menos, devem ter seus porquês. E quem não mostra, simplesmente não gosta.

Agora pare para pensar: qual deles é você?
Eu já fui sim alguém que mostrava demais, aparecia demais, enfim. Era "demais". Puro enorme conteúdo de Internet... mas um conteúdo que só servia de "telinha pros outros assistirem".
Aí pensei: "quem realmente me assiste?".

E vi que muitas vezes quem te assiste não é exatamente quem você pensou.
Quem te gosta te assiste. Quem te odeia também.

Por isso, com o tempo, resolvi que gostar demais e odiar já não fazia mais parte da minha vida. E decidi que cada um é um. E que os problemas e as soluções também.

Me peguei hoje vendo fotos, textos e coisas sobre a vida de uma pessoa. E não gostei do que vi.
Aí você me pergunta: por quê?

E eu te respondo: porque eu sinceramente nem me importo com essa pessoa. Nem faz diferença na minha vida, nunca fez (e não... não é um ex-namorado... e nem uma ex-melhor amiga). Mas eu vi tanto da vida dessa pessoa... que me senti meio assustada por um momento. Não é alguém que eu goste... e nem alguém que eu desgoste. É simplesmente alguém que eu pouco conheço.
Mas eu leio tudo isso! E quão ridículo isso é!
Não que sua vida seja ridícula, mas vejo que estampar diariamente "um dia estou bem", "outro dia estou com raiva", "ai, como hoje sou feliz!", "céus, ele me abandonou!" é um tanto quanto desnecessário. Também vejo que estampar suas fases, do tipo... hoje é meu amigo; amanhã já não é mais; o que dá pra perceber pelas fotos, por exemplo... também não é uma coisa tão boa assim.
Pra quê ficar mostrando ao mundo suas perdas e suas glórias?
Você é interessante, todo mundo é. Mas para as pessoas certas... aquelas que te querem bem. E que não precisam fuçar na sua vida pela internet pra saber quão boa ou quão ruim a sua vida está.
É só ligar, bater na porta, escrever uma carta. Sei lá! É só perguntar!

E eu tentei entender... as pessoas fazem isso hoje em dia porque se sentem sozinhas? A realidade é que quem aparece demais sempre mostra uma vida intensa, cheia de sorrisos, dezenas de amigos, viagens maravilhosas. Mas não de uma forma normal... e sim um tanto quanto forçada, um tipo de vida perfeita.
A não ser que você queira ser uma pessoa famosa... aí sim... vai tentando que uma hora, quem sabe, você chega lá!
Mas eu vou contar um segredo: amigos, sorrisos sinceros, lugares estonteantes e felicidade constante são impossíveis medir. E muito menos mostrar.


Um outro exemplo que vi esses dias´e que me deixou de queixo caído foi esse:
Li um texto pessoal que falava mal de alguém. Sim, bem mal. Mas não citava nome.
Eu fique assustada de novo. Aliás... melhor: fiquei com dó dessa pessoa.

Uma pessoa que se mostra tão autosuficiente pela internet, por que "odeia" uma pessoa sublinarmente e coloca pro mundo todo ler? Já que é tão simples estampar sua cara aos 10 ventos, porque não fazer o mesmo na hora de "odiar"? Vá lá, diga na cara. É simples.
Mas por favor... não estampe isso na internet.

Sempre... alguém que mal te conhece pode escrever um texto num blog sobre você."

(Esse texto não foi baseado em pessoas reais. É apenas um texto...)

Um comentário:

Nego Lopito disse...

As pessoas são assim mesmo, sombrias. Perdoe.