terça-feira, 22 de março de 2016

A dor da sinceridade



Precisa dizer mais alguma coisa?
Veja o título do texto: "a dor da sinceridade".

A maioria das pessoas vai ler e seu primeiro pensamento vai ser: "é, doi mesmo, já passei por isso". E vai lembrar de alguém que os magoou.
Poucas lembrarão de um dia que magoou alguém.

Somos tão egoístas, pensamos tanto em nós mesmo, que pensamos primeiro no que doeu. Não no que fizemos doer.

Mas enfim, sou egoísta mesmo (pelo menos no momento) e vou baixar aqui meu orgulho e abrir o coração: gente sincera demais machuca.
(Ops... eu sou uma dessas... Mas ok. Vamos ao que interessa.)

Nunca queremos ouvir a verdade, quando ela é daquelas que machucam lá no íntimo e você sente uma dor imensa no peito. E às vezes no coração. Lá dentro. No fundo...
É bom? Sim, pois a mentira (ao menos pra mim) é uma das piores coisas que alguém pode dar ao outro. A mentira engana, tapeia, muitas vezes demora tanto que causa estrondos inimagináveis.
Mas a verdade que não queremos ouvir sim... é libertadora. Mas dolorida que só ela.

Aí você me diz: "e quando você é teimoso o suficiente pra duvidar daquela verdade que a pessoa me disse?"
Sinceramente eu não sei...
(porque, ops... sou uma dessas também...)


Eu só acredito vendo, mas para ver pode demorar uma eternidade. Aquela que queremos que passe com um toque de mágica. E Puft! Passou o tempo e agora eu vi.
Uau. Uma pena. Mas não é assim. 


Enfim. O que menos gostamos é o que temos que fazer: esperar.
Torcendo para que aquela pessoa mude de ideia. Ou esquecendo tudo aquilo e a pessoa, colocando tudo em uma caixinha e fechando. Pra uma hora qualquer deixar cair e quebrar. 
Sem dor. Sem medo. Sem mágoa.

Só a lembrança de que um dia você teve uma dose de sinceridade. Na cara, como um tapa. Dolorido... mas que foi bom.

(E se o culpado da dor foi você... te digo. Seja verdadeiro. Seja verdade. Pode doer no outro e obviamente tenha cuidado no modo que vai arremessar essa verdade dolorida no outro. Mas se você disse algo que poderia depois mudar de ideia... meu amigo/minha amiga... Vai doer em você.)

Doi. Mas passa.

Nenhum comentário: